É agora ou nunca. O marketing de conteúdo vai mudar sua empresa.

O que você pode aprender com a visão de Walter Longo e como os números compravam que fazer marketing de conteúdo podem salvar seu negócio: 

- Objetivos do mkt de conteúdo
- A evolução dos 4 P's
- Como as pessoas estão conectadas
- EC-MC

Esse texto ajudou você a compreender melhor a importância do marketing de conteúdo? Tem algum amigo ou conhecido que precisa fazer seu negócio crescer? De uma ajuda para ele, compartilhe esse texto e seja um agente da mudança na comunicação. 



Esse texto tem inspiração no livro do Walter Longo, que considero um dos mais lúcidos pensadores da comunicação no Brasil. 

Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada em criar e distribuir conteúdo relevante, consciente e valioso, com o intuito de atrair, fidelizar e converter clientes para sua empresa. 

Objetivos do marketing de conteúdo:  

·      Atrair clientes;
·      Preparar para a decisão de compra;
·      Educar o público para entender o real valor do produto/serviço;
·      Diminuir o trabalho da equipe de suporte;
·      Educar e treinar o próprio time.   

“Mas por que”, você deve se perguntar, “investir em conteúdo, Google, Facebook, blogs e outros meios se sempre vendi sem fazer isso?” 

Antigamente, a função do marketing era gerar demanda de produtos. Os 4 Ps de McCarthy explicavam, de maneira concisa, as práticas genéricas da gestão de produtos existentes na época: 

1 - Desenvolver um produto (Product); 
2 - Determinar o preço (Price); 
3 - Realizar a promoção (Promotion);
4 - Definir o ponto de distribuição (Placê).

Em um mercado aquecido e em desenvolvimento, como era o da época, no qual não havia grande concorrência, isso era suficiente.  Porém, os consumidores tornaram-se conectados e, assim, bem informados. A mobilidade hoje faz parte da vida de todas as pessoas. O telefone, que antes era da família e custava uma fortuna (pessoas ganhavam aluguel com o telefone até meados dos anos 90), hoje é um item pessoal, como escova de dentes, vendido em qualquer esquina. Os consumidores já não são mais indivíduos isolados; agora estão conectados uns aos outros. Suas decisões não são mais inconscientes; ao contrário, são bem fundamentadas em informações.  Para dar conta de todas essas mudanças, profissionais do marketing expandiram o conceito e passaram a focar também em emoções humanas.

Os 4 Ps de MacCarthy hoje são 5 Ps:  

1 - Produto 
2 - Preço 
3 - Promoção 
4 - Ponto de venda 
5 - Pessoas 
 
E essas pessoas estão conectadas. No Brasil: 

·      Facebook: 75 milhões de usuários; 
·      Sites corporativos com blogs têm 434% mais páginas indexadas nos buscadores; 
·      82% dos usuários entre 9 e 17 anos se conectam pelo celular (futuros consumidores e influenciadores de compra);
·       Conteúdo é cada vez mais visual: “no último ano, o uso de vídeo cresceu 75% e o de foto 9%, enquanto o texto caiu 16%”(Dados do Facebook)

De acordo com essa visão, no cenário atual, as ferramentas de comunicação podem ser alocadas em três grandes grupos:

1) Paid Media: mídia paga, contratada pela marca. Aqui envolve todas as plataformas que envolvam inserção de mídia.
2) Owned Media: é a mídia própria, os canais proprietários da marca. Sites, redes sociais, jornais internos, frota, PDV, etc. Tudo isso é mídia e deve ser utilizado para o fortalecimento da marca. 
 3) Earned Media: é a mídia ganha, que inclui todas as manifestações de outras pessoas sobre a marca. Positivas ou negativas, as menções sobre a marca são earned medias.

Como na era pós-digital cada consumidor é um veículo de informação, a earned media pode ser uma benção ou uma condenação. A função de um gestor de mídia é conseguir usar o paid media para atrair as pessoas para as suas owned medias, sejam elas físicas ou virtuais, criando uma experiência suficientemente boa para que essa pessoa se interesse o suficiente para gerar comentários e compartilhamentos, resultando em earned medias.

Essa é a era pós-digital. Querendo ou não, every company is a media company (EC = MC)

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