60 dias de Bolsonaro.


Para fazer uma analise séria, sem histerismo e click bait dos primeiros 60 dias de governo Bolsonaro, é preciso separar o que é governo (administração pública) e o que é a visão construída. Em resumo, o que é identidade e o que é imagem. 

Para isso, vou usar uma metáfora que considero bem apropriada, quem assistiu a série do NetFlix, Strangers Things, vai compreender ainda melhor. 

Na série, existe o mundo real e o "up side down", que é o mundo invertido. O mundo invertido é sombrio e habitado por monstros, nele, a realidade é totalmente alterada. 

Pois bem, o governo Bolsonaro nesses primeiros dois meses vive dois mundos: o real, e o mundo invertido. 

No mundo real, o governo apresentou um plano para os 100 primeiros dias de governo, apresentou um pacote anti-crime, um projeto para a nova previdência, eliminou ministérios, cortou 21 mil CC's,  cancelou licitações e contratos abusivos e está promovendo mecanismos de desburocratização, conceções e privatizações. 

No mundo paralelo, há uma crise de governo por dia, a partir de declarações e pequenos atos de agentes do governo, que são transformados em "crises", gerando uma histeria na extrema-imprensa e redes sociai. Uma frase do Mourão: crise de pensamento entre Bolsonaro e Mourão. Moro é mal interpretado ou comete um ato administrativo condenável (nomeação da Ilona Szabó), crise no Ministério da Justiça causa mal estar, e por ai vai. 

Que crises são estas? Crise que não interfere uma vírgula no andamento do governo e da administração não é crise, é histeria disfarçada de crise. É o "up side down" da extrema-imprensa. 

Chegamos ao limite do ex-presidente FHC afirmar que nunca viu um governo tão desastrado e um início tão desequilibrado sendo levado a sério. 

Posto minha visão dos dois mundos que envolvem o governo, quero pontuar duas questões essenciais que ancoram esses 60 dias e são pontos críticos na análise. 

  1. Sucessão presidencial: até hoje, desde a redemocratização, praticamente não houve sucessão presidencial, pois: o ministro FHC passou para o presidente FHC 1, que foi suscedido por FHC 2. Lula 1, recebeu de portas abertas do seu grande amigo FHC e, posteriormente entregou para Lula 2 e Dilma 1, que passou para Dilma 2 e teve continuidade com seu vice, Michel Temer. Ou seja, o atual governo Bolsonaro é o único que realmente é um novo governo, que vai totalmente de encontro aos governos passados.
        
        Além disso, é uma equipe praticamente sem experiência no Planalto, pouquíssimos Ministros tiveram experiência em ministérios e apenas alguns em Secretarias estaduais (são apenas 6 ministros com voto). 

Então, dentro de um quadro técnico, construído sem influência partidária ou de caciques, é normal que haja um período de adaptação, tanto administrativa quanto de conduta. O que justifica alguns exageros ou omissões. 

  1. Composições ministerial e maioria parlamentar: o ministério levou em consideração critérios técnicos e experiência nas áreas de atuação, prova disto, é ter 16 ministros que não possuem um voto sequer.

É importante frisar sobre a "falta de articulação política" do governo. Primeiro dizer que é uma bobagem afirmar que não existe articulação política, existe sim, e existe um novo entendimento de como fazer essa articulação. Deixe-me exemplificar brevemente: 

        No livro, Diários da Presidência, FHC desenha como foi composto seu ministério, levando em consideração: partidos, poder estadual de cada legenda, magnitude estadual, caciques locais grupos políticos, ou seja, uma sofisticada engenharia de arranjo e acomodação de peças para compor ministérios e maioria na Câmara e Senado, ao preço de espaços políticos, cargos e poder. 

O governo Bolsonaro está propondo uma articulação em cima de ideias, temas e pautas, não vinculando as aprovações à cargos, emendas e estatais. Ou seja, se antes você comprava deputados e senadores e a partir dai fazia seu cálculo de votos, hoje o governo precisa trabalhar no varejo e no convencimento. 

Resumindo, está em curso uma construção política completamente nova e diferente de tudo que foi visto até agora. 

Um governo que toca em uma frequência diferente, com ministros preparados, que não aceitam o jogo da imprensa, invertem as armadilhas e desfilam conhecimento e números. Uma visão de gestão na administração pública, com a digitalização do governo, criação de uma central de compras (somente na saúde, se estima 14 bilhões em economia), redução dos níveis hierárquicos e diminuições de cargos comissionados (na era petista chegou próximo a 120 mil). 

Dentro do Plano dos 100 dias, questões como: 

  1. Combate à fraudes no INSS com pagamento de bônus (meritocracia), podendo recuperar 10 bilhões.
  2. Isolamento de líderes das facções criminosas nos presídios. 
  3. Reação imediata e eficiente no caso Brumadinho.
  4. Revisão da Lei Rouanet e contratos publicitários.
  5. Concessões e privatizações.
  6. 13º do Bolsa Família.
  7. Decreto das armas.
  8. Projeto piloto de dessanilização no nordeste entre outras. 

Citei apenas alguns exemplos, envolvendo diferentes áreas do governo, para comprovar que no mundo real, no mundo administrativo, o governo vai muito bem, obrigado. 

Outra questão posta nestes 60 dias, é o resultado da pesquisa de avalição do governo, amplamente divulgada como ruim para o Planalto. Contudo, observe a diferença entre o mundo invertido e o mundo real nesta narrativa. 

  1. Avaliação do governo, 38%.
  2. Avaliação do presidente 57%. 

Como pode o presidente ser bem avaliado e o governo não? Uma coisa é indissociável da outra. 

Simples. Como a extrema-imprensa bate diariamente, 24 horas por dia no governo, gera na opinião pública uma sensação de que o governo não alinhou, mas que o presidente possui capacidade para ajustar. 

Dessa forma, se a população tivesse acesso aos dados que trago neste texto, tivesse sido informada sem viés, ao longos desses dois meses, certamente a avaliação estaria acima dos 60, 70%. 

Infelizmente, conviveremos 4 anos entre dois mundos. O mundo invertido da extrema imprensa e o mundo real do governo e dos brasileiros. 

José Henrique Westphalen. 




Comentários

Julio Bento disse…
Redução no desemprego por consequência do aquecimento da economia. Apoio aos estados para tratar bandido como bandido. Valorização da família e do civismo... E por aí vai... Esse mundo real, é real mesmo, vivo nele e estou satisfeito, pois sei que vai melhorar. Como cristão, não me prendo as coisas materiais, mas enquanto estiver por aqui vou buscar qualidade de vida pra minha família. E agora dá pra criar expectativas. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.
Unknown disse…
No mundo real, percebo claramente que existe muito trabalho e preocupação, por parte do NOVO governo, isso me conforta e me enche de esperança, sei quê o BRASIL FORTE está chegando...
No mundo irreal, a grande mídia tenta manipular a faixa menos informada da população, isso é preocupante... O governo têm que andar à frente dessa mídia perigosa, mal caráter e dissimulada.
Quem é esclarecido têm que ficar atento... "EU ACREDITO, SEMPRE NA HONESTIDADE."
Unknown disse…
Acredito é tenho fé que o nosso Presidente trabalhará para um Brasil melhor.E temos que ajuda lo.
Unknown disse…
É...
Lendo esse "artigo", vejo que vocês não vivem no mundo real...
Lamentável.
Fizeram a cagadace agora ficam distorcendo os fatos pra não assumir o erro.
Agora segura porque teremos tempos tenebrosos.
Anônimo disse…
Voce não conseguirá nunca entender, é preciso nível muito alto !!!
Desculpe.
Unknown disse…
Temos tenebrosos já tivemos
A pior crise econômica da nossa História
Agora, para arrumar, causa alvoroço
Unknown disse…
Concordo, PLENAMENTE, com a análise.
O tempo da balbúrdia acabou. Pelo menos, nesses próximos 4 anos.
Unknown disse…
Não importa onde estivermos, sempre vai ter um comentário imbecil,mas ficamos com os que realmente importa e o lixo descartamos junto com o Partido Terrorista.Ceteza de que tudo vai dar certo!!!!
Unknown disse…
Votei com minha consciência no Bolsonaro e vejo que ele está com patriotismo mudando o rumo do Brasil, mas, ele precisa mudar sua postura de Deputado para Presidente do Brasil e mundialmente ser respeitado para o nosso orgulho. Fico pasmado, quando ele se porta de maneira infantil, colocando vídeos que não representam a postura de um Presidente. Só precisa corrigir este vício para se tornar um grande estadista. Onde se encontram os seus assessores?
Bom dia. Discordo de vc, porque vc nao está acompanhando as noticias. O Bolsonaro nao foi eleito pela maioria do povo brasileiro. Outra coisa, a reforma da previdência é absurda, porque o povo é quem paga desde que entra no mercado de trabalho. E o DRU,a dinheirama que o governo frderal recebe com os jogos de azar, os concursos públicos. Então, se vc for ver bem, a reforma da previdência e desnecessaria. ele disse que iria acabar com o toma la da ca, mas vai na contramao da retorica de campanha. Oferecendo 1.4 bilhoes para os deputados e senadores novatos no congresso nacional. Ele expõe o país ao ridículo, ao postar nao em sua rede social pessoal e, sim no twiter da presidência o video pornografico.Além de nao dar ao ministro Moro, a autonomia prometida, ao nao aceitar a Ilona Szabo no Conselho Nacional de Politica Criminal e Penitenciaria. E por último ao dar ouvidos aos seus "Garotos" (filhos dele), inclusive o mais velho esta envolvido no RJ com o "Escritorio do Crime" e com as milicias. Existe um velho ditado que diz: filho de peixe, peixinho é. E tem + absurdos na educacao, saude e politicas publicas. Sabe o que vai acontecer com ele? Ele vai se derrubar por si só! E vai ser loguinho. Abraco, Ana Lucia Dias, mtb 24989-SP.
Unknown disse…
Tenebrosos foram os tempos de PT. Agora temos que limpar toda a cagada...inclusive sua bunda que deve estar imunda.
Unknown disse…
Vc e seus pares são o "mundo invertido" que o artigo cita...enxergam o que querem,falam e escrevem mentiras e invencionices,e são surdos para as verdades que ouvem!!!...e não sabem argumentar com clareza pois não tem pensamento coerente....os fatos mostram quem caiu ,com lula presidiário e os ptralhas seguindo o mesmo caminho....O Presidente Bolsonaro é corajoso o suficiente para implementar as reformas necessarias que o Brasil precisa...já está fazendo!...e com o apoio de todos os brasileiros honestos e que pensam na coletividade....BRASIL ACIMA DE TUDO ,DEUS ACIMA DE TODOS
PAZ NA TERRA disse…
E segue o enterro da esquerda Maldita!!! BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!
Unknown disse…
Nosso presidente precisa só segurar a pressão da Globo MANIPULADORA que ela esta começando a quebrar, e ai meus amigos, iremos começar a ter dias melhores sendo divulgado com melhor desenvoltura.
Oliveira Neto disse…
Acredito na capacidade da equipe do governo.
Acredito que a verdade dói e causa muitos inimigos.
Acredito que o governo está no caminho certo.
Tenho fé que ao final deste mandato muitos que não acreditaram, darão seu voto de confiança a este governo, pois sessenta dias não são suficientes para resolver o universo de problemas dos mais complicados deixados pela imundície dos dezesseis anos do governo anterior, porém surgirão os resquícios virais pra atrapalhar o bom andamento do presente Bolsonaro. Portanto,acredito que o Brasil não ficará pior do que antes estava. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.
Unknown disse…
Destruíram um país em 13 anos..
Mutretas
Fraudes
Desvios
Incentivando a corrupção...
Querem o quê....????
Que mudasse o país em 60 dias???
Isso pode levar um ano..
Ate derrubar todos quê não admitem o progresso do país e do povo..
Que partam para a venezuela.deve estar melhor lá...
SALVE AO CAPITÃO..
BRASIL ACIMA DE TUDO.
DEUS ACIMA DE TODOS..
ABRAÇO.
Edmir Regis disse…
(SOBRE O PRESIDENTE DESTA NAÇÃO)
Em toda a minha vida, nunca vi ou ouvi falar de um presidente sendo examinado sobre cada palavra que fala, sendo humilhado diuturnamente pela mídia, caluniado, ridicularizado, insultado, ameaçado de morte, esfaqueado e ainda ter alguns tentado denegrir a imagem de nossa Primeira-dama, e ter seus filhos também insultados e humilhados.
Estou verdadeiramente envergonhado da mídia vendida do meu país. Tenho vergonha dos insuportáveis inimigos de Bolsonaro, que não têm nenhuma moral, ética ou valores, e da irresponsabilidade dos repórteres que acham que têm o direito de opinar pessoalmente apenas para influenciar suas audiências em uma direção negativa, mesmo se não houver qualquer verdade em sua mensagem. Todos os outros presidentes foram eleitos e fizeram o juramento de posse, eles foram autorizados a tentar servir este país sem um constante escrutínio negativo de nossas fontes de notícias. Bolsonaro é diariamente esmagado e execrado enquanto as fontes de notícias buscam apenas pontos negativos, como se seus antecessores Lula, Dilma e Temer tivessem sempre uma conduta idônea e acima de qualquer suspeita!!! Isso não servirá ao povo do nosso país!!! BASTA!! CHEGA!! ACABOU!! O POVO DE BEM ACORDOU!! Bolsonaro foi eleito pela maioria dos brasileiros!!! Ele recebeu o país numa situação em que os cofres públicos estão em bancarrota por culpa exclusiva do governo PT!!
Ao meu ver, as mídias que o massacram estão correndo grande risco de se exterminarem junto com o PT. O povo está se enojando dessa sujeira e jogo que fazem...

Se você não concordar, ignore esta mensagem. Se você concordar, copie e cole e passe à frente.
Gilberto Reis disse…
Eu votei no Bolsonaro estou feliz
Foi o melhor presidente que o povo
Recebeu até hoje
Unknown disse…
Bolsonaro está, por enquanto ,fazendo um bom trabalho!!!
A) A linha de TUCURUI PARA RORAIMA que está a doze anos sem ser terminada ,vai ser uma economia de BILHÕES DE REAIS.
E poderemos aproveitar todo o POTENCIAL MINERAL E ESTRATÉGICO DO ESTADO.
RORAIMA VAI SER O NOVO ELDOURADO DE CARAJAS, SÓ QUE BEM ADIMINISTRADO.
B)MORO VAI DIMINUIR em 80% a ROUBALHEIRA E A IMPUNIDADE NESTE PAÍS.
C) VAI TRANSFORMAR O QUADRILÁTERO DA SECA ( NE E MEIA MG) EM UM JARDIM.
Vai terminar a Adutora do Nordeste.
D) VAI ENCHER ESSE PAÍS DE ESTRADAS DE FERRO.
E) Vai ser REELEITO ( FORA DOREA).F
F)VAI SER UM PUTA GOVERNO!!!!!!!!!!
Unknown disse…
Divulgou vídeo em seu Twitter pessoal e fez muito bem, super aprovado, pois mostrou a pornografia que a esquerda sempre achou linda e chama de arte.
Unknown disse…
Gente, concordo c a avaliação feita, o mundo real está mudando, acredito sim que o carro ainda está sujo e amassado, mas vamos consertar. A reforma da previdência será o.maior feito da redemocratização do país. O que não pode e, a Holanda c a área territorial.200.x menor que a do Brasil, ter a receita de exportação de produtos agrícolas maior que a do Brasil, gente, vamos parar de ver pelo.em ovo
Unknown disse…
Amigo, afirmar que não precisa de reforma da previdência, é mesmo que que cego tá vendo e mudo tá falando. Agora se você é funcionário do poder judiciário e ou lesgislativo, verdade, pra que reforma?
Eu achei ótimo ele ter divulgado o vídeo foi um espelho pra esquerda que sempre divulgarão tudo que não presta e dizia que era arte e cairão na própria armadilha.
Eu votei no Bolsonaro não me arrependo e votaria quantas vezes fosse pro nosso País se erguer.
biduino disse…
Votei em Bolsonaro e voto novamente se ele for candidato a reeleição, primeiro governo que está pensando no país desde a tal "volta" da democracia. Não me importo com a imprensa raivosa, até pq são tds frutos de Sarney a Temer, ou seja, produtos da corja!
Unknown disse…
É preciso estudar mais, no mundo real. "Achometro" não é realidade. A previdência está acabando até com a aposentadoria de políticos.
Unknown disse…
Tamos juntos com nosso Presidente sempre
David Saint Just disse…
Bolsonaro é uma realidade. Eu estou muito satisfeito com os quase 90 dias de governo. E continuo muito otimista.
Unknown disse…
Petista ñ aceita verdades , meus amores , aceitem q dói menos
Anônimo disse…
Bolsonaro precisa observar a sigle PENSE. Assim poderá melhor conduzir o Brasil com mais segurança e tranquilidade.
Marilia Barbosa disse…
Vivemos o alívio, estamos respirando, ainda achatados, porém do chão podemos olhar pro céu.
Antes era só lama, agora temos uma luz.
Wilton Araújo disse…
Vivemos momentos perigosos da imprensa que prefere não mostrar a realidade do que esta acontecendo e simplesmente fazer mau uso dos meios de comunicação, para divulgar coisas que não existem, distorcendo os bons e ótimos feitos do atual governo. Faz uso de suas máquinas para agredir e difamar, destacando as falas e alguns atos pequenos do então governo de Bolsonaro, para fazer muito barulho perante a opinião pública e o povo. O perigo é que estas atitudes inconsequentes cria um clima hostil entre aos que votaram no atual governo e aos contra, gerando tensão entre todos criando um barril de pólvora que pode explodir a qualquer momento.
Parabéns pela excelente análise.
Unknown disse…
Concordo com descrito pelo colega, ta na hora de uma melhor assessoria para não ficar exposto a mídia. Pior do que passamos estes últimos anos
Unknown disse…
Bolsonarotemrazao.
PARABÉNS presidente
Mariz Ivany disse…
Muito bom o texto! Confio na equipe do presidente Bolsonaro.
Unknown disse…
Apoiado, Eu acredito num Brasil melhor
Vamos deixar de mimimi e deixar o homem governar....tá louco!
Unknown disse…
Lamento imensamente Ana Lúcia que vc tenha essa percepção invertida da realidade. Concordo plenamente com o autor da matéria.
TONI SAPORTA disse…
Vá ser difícil, o GLOBO e a Folha aparecem a cada 24 horas. A GloboNews "nunca desliga!". As Redes Sociais tem que ser sérias e transmitir bem, o mundo real!
Unknown disse…
🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Ótima análise. Vou me apropriar de alguns dados.
Parabéns pelo texto, Zé... Vamos trabalhar
Isabel Viso disse…
Seu mundo é o invertido. Nos encontraremos em outra oportunidade para prestarmos contas dos comentários e profecias aqui proferidos. Lamentável é essa gente, que não se conforma com a vitória do Bolsonaro e fica torcendo pra dar errado. Nem parece que estão no mesmo país. Se Haddad tivesse vencido, aí sim, estaríamos todos desgraçados.
Tataleoa disse…
Vc é muito desinformada, ou age com 7ma altíssima má fé. Bolsonaro teria vencido as eleições com 80% dos votos não fossem as pesquisas fake que os institutos de esquerda forjaram o tempo todo. Mas creio que vc não vai entender minha msg "subliminar" nessa fala. Por fim, quem expôs o país ao ridículo e, pior, à beira do colapso, foi o governo corrupto do Lula ladrão-mor, com desfalques profundos e generalizados nos recursos públicos. De resto, nem vou perder meu tempo, pq vc não compreenderia.
Unknown disse…
Muito correto, o sistema de comunicação (Globo),seus intelectuais funcionários,agem por interesse próprio, financeiro divulgando absurdos contra o governo,para não deixarem vir a tona, o ecesso de de suborno do governo anterior

Unknown disse…
Parabens tio pelo trabalho e avante
Ronaldo disse…
Onde acho uma urna eletrônica somente com com o número 17 para as próximas eleições?
Ronaldo disse…
Onde acho uma urna eletrônica com o e somente o número 17 para as próximas eleições? Dá lhe mitoooo!!
Ronaldo disse…
Onde acho uma urna eletrônica com e somente o número 17 para as próximas eleições? Dá lhe Mitoooo! !
Unknown disse…
Faço minhas as suas palavras!! Me dói muito a falta de respeito com a autoridade máxima dessa Nação! Atentam contra a vida, a honra e a moral do presidente de forma vergonhosa! É nojento e revoltante observar o cinismo e o deboche com que a extrema imprensa trata as questões do governo. Esses ataques atingem a mim enquanto ELEITORA!!!
Unknown disse…
Parabéns pela excelente e lúcida análise!
Unknown disse…
Votei no Bolsonaro e acredito nele estou satisfeito até agora com as atitudes tomadas nesses 60 dias e não e uma imprensa manipuladora que vai eu mudar a opinião sobre o governo Bolsonaro . #17
Unknown disse…
O bônus que governo paguo não foi para coibir flaude, mais sim para perseguir os pobres
MARTA OYAMA disse…
A mídia suja tenta a todo custo confundir a cabeça das pessoas. Muitos que votaram no Bolssonaro, manipulados por está mídia estão se desiludindo e se virando contra. Precisamos contribuir com o Novo Governo de onde estamos mesmo, em nosso ambiente de trabalho, nas conversas informais com amigos, na familia, etc. "dês fake ando" as mentiras, resgatando a credibilitando das pessoas no Novo Governo, levando informações REAIS, como as postadas pelo iluminado José Henrique Westphalen, a quem parabenizo pelo brilhante texto e a preocupação de nos manter informado, nos dando subsídios para passarmos adiante. Acredito neste Novo Governo. Que Deus proteja e ilumine todos. Afora, mãos à obra".

Unknown disse…
Que excelente análise!!
Parabéns!
Patricia Vignoly disse…
Para ensinar pelo texto e pela área da realidade. 👏👏👏
Unknown disse…
Felizmente enfim podemos sonhar com um Pais melhor. Mais moral, mais justo, mais igual, com mais educação. Brasil acima de tudo!
Deus acima de todos!!!
Namaste!
Anônimo disse…
Graças a Deus que acabamos com esta festa.deste gov que ficou muitos anos usurpando nosso dinheiro obrigado sr por nos envia o sr hoje Jair Bolsonaro Deus abençoe a todos do gov. Deus'ACIMA DE TODOS..
Luiz Silveira disse…
Interessante como conversei com meu filho sobre a ideia de mundo invertido com o meu filho hoje. Lembramos do planeta Bizarro, onde tudo é inversão.
Excelente texto!
Por doença ou por mal caráter a esquerda vai se afastando da realidade e tentando impor o que há de pior no ser humano para justificar uma suposta transcendência ao novo homem imaginário.
Luiz Silveira disse…
Interessante como conversei, hoje, com meu filho, sobre a ideia de mundo invertido. Lembramos do planeta Bizarro, onde tudo é inversão.
Excelente texto!
Por doença ou por mal caráter a esquerda vai se afastando da realidade e tentando impor o que há de pior no ser humano para justificar uma suposta transcendência ao novo homem imaginário.
Lendo este texto tão elucidativo tive convicção do quanto estou certa em apostar nesteov govererno Bolsonaro
Unknown disse…
O melhor presidente ate hj e quero ver um presidente melhor que esse é só deixar ele trabalhar um abraço Bolsonaro que Deus abençoe você e toda sua família e equipe que está com vc fiquem com Deus
Anônimo disse…
FEZ EM 60 DIAS O QUE O PT NAO FEZ EM 12 ANOS...
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Obrigado pela leitura e participação. No blog, há outros textos sobre política e governo.
Recomendo alguns:

sobre o fundo eleitoral
sobre educação (Vélez)
sobre a RENCA
sobre o "PL do Veneno"

São textos que trazem um olhar diferente do difundido pela extrema imprensa.
Unknown disse…
Estou muito satisfeita com o governo do Presidente.Estou vendo hino Nacional sendo cantado.valorizaçao da nossa Bandeira.Estradas e pontes construidas pelo exercito.Poços de água.Ministerio em menor numero.Bolsa familia sendo revizada e desmascarada .13○do Bolsa familia.Planos de escolas militares.Ongs sendo desbararadas.Leis mais rígidas contra a corrupçao.Cpf como documento único.Ibama funcionando,resgatando.funcionarios públicos finalmente trabalhando.(central do cidadao).Bandido noseu lugar certo.Armar o cidadao.Combate a Midia mentirosa.lei Ruanet desfeita.Ongs desbaratadas.Vejo muito empenho do governo para melhorar o Brasil.Acredito que em breve a saúde,educaçao e segurança estarao merecendo elogios e alegria.Tem muito mais.Parabenizo o novo governo.
Unknown disse…
Desespero dos que assaltavam o País. Questão de tempo disseminar estes vermelhos safados de corruptos